Sleep In Porto, 24 de maio a 5 de junho

SLEEPINPORTO

SLEEPINPORTO

Um angolano, homem de negócios, viaja e traz consigo os seus 15 pares de sapatos. Harica, um travesti de Berlim, faz-se ao mar, rumo ao mundo. Também viajam um casal de espanhóis no seu primeiro encontro romântico, um pintor, dois velejadores, um jesuíta, um casal austríaco, uma alentejana e os seus dois galgos, um excêntrico premiado com o euromilhões e o vocalista de uma banda de rock. E, afinal, o que têm em comum todas estas personagens?

Simples: coincidentemente, ou não, todas elas escolheram visitar a Invicta e alojarem-se no Forte de S. João Baptista, no Porto, desfrutanto do talento de um arquiteto distinto que, com recurso a produtos Innovus, da Sonae Arauco, adaptaram cada divisão deste espaço ao seu respetivo habitante.

Os designers e arquitetos foram desafiados a conceber os espaços, utilizando materiais Innovus, e levando a cabo a missão de criar os ambientes mais diversos que as personagens lhes inspiram. Estes materiais foram aplicados, frequentemente, em contextos diferentes daqueles para os quais foram primariamente concebidos, demonstrando a versatilidade e a qualidade dos produtos em qualquer ambiente.

Este é o mote do Sleep In Porto, a decorrer de 25 de maio até dia 4 de junho, na Foz do Douro, no Porto, que reúne centenas de profissionais das áreas da arquitetura, do design, da construção e da decoração, num evento que, nesta edição, prova levar a sério os conceitos de vanguarda e disrupção.

INNOVUS DECORATIVE PRODUCTS

As gamas Innovus Essence e Innovus Coloured MDF, em variadíssimas opções de cores e acabamentos, são algumas das propostas que integram as escolhas criativas dos profissionais do setor na criação dos ambientes apresentados que, perante uma panóplia infindável de combinações e aplicações, resultado numa aura de agitação de sentidos que vão desde a paz e do aconchego, à irreverência e à disrupção.

O Espaço Sonae Arauco, no Sleep In, pode ser visitado no castelo, fruto do trabalho de Maria da Paz Dias, que apresenta uma aplicação de soluções diversas e, muitas vezes, com aplicações fora do convencional, desde paredes e pavimentos a mobiliário, tais como Innovus Coloured MDF, Framboesa e Cinza Areia, e Innovus Essence Carvalho Honey. A conjugação da madeira Innovus Essence, nos tons Olmo Terracotta e Olmo Basalt, conferem uma harmonia plena ao design vanguardista do roupeiro. A robustez e sobriedade do espaço é também conferida pela conjugação coesa entre o revestimento do Poliface do chão e de Innovus Betão nas paredes da escadaria.

Já com o Innovus Cloured MDF em tom de caril, caracterizado por combinar  alta performance mecânica e maquinabilidade com a versatilidade de um produto tingido em massa com cores atrativas e luminosas,  utilizado por Nuno Ribeiro no chão de um quarto, gera-se uma aura de pôr do sol, típica dos países nórdicos entre quatro paredes, aliada a uma conjugação de materiais, cores e texturas que culminam num ambiente de aconchego puro de um fim de tarde.

O mesmo acontece no trabalho de Renata Laranjo, que optou por aplicar ao chão o mesmo produto, em tom Azul Royal, conferindo ao seu espaço um equilíbrio entre extravagância, luxo e sobriedade. Num produto que, frequentemente, se vê pouco utilizado enquanto pavimento, a arquiteta prova que o produto, embora de cor exuberante, funciona de forma equilibrada, quando integrada entre mobiliário, peças de arte e outros componentes de interior. Apesar de aplicado ao contexto de uma personagem euromilionária, o ambiente aqui gerado acaba por assumir uma extravagância contida.

Por Rui Maciel, conhecemos uma aplicação Innovus Essence Carvalho Cinnamon, aplicada como revestimento de um armário espelhado, com vista a manter o requinte, o toque, a classe e a sobriedade do produto final.

Numa perspetiva mais excêntrica, o trabalho da Actual Arquitectos é distinto pela combinação de cores e materiais que vão desde o Poliface, em mobiliário, à luminosidade dos produtos Innovus Opal e Marshmallow, também aqui aplicado num contexto pouco convencional, enquanto pavimento.

O espaço acaba por ser definido como irreverente e “edgy”, muito embora a aplicação de soluções como o Innovus Essence Olmo Soil e Innovus Cobre Escovado lhe confiram uma certa contenção, que o tornam num espaço ajustado a criativos como o pintor em que o espaço se inspira.

Com Daisy Dias, no cantinho dos velejadores, o mar é, claramente, a grande inspiração da designer, que invocou diversos elementos marítimos, conjugados com um pavimento Poliface em todo o espaço, em harmonia com a solução Innovus Alumínio Escovado na casa de banho. O espaço é recatado e feito à medida de alguém que está de passagem e procura o descanso e o aconchego de um momento de paz e calma.

No cantinho onde acontece o primeiro encontro de um casal de espanhóis, Ana Lobo utiliza o amor como mote. Para tal, invocou o tom framboesa da Innovus Coloured MDF, em combinação plena com o tom Cinza Areia, e adicionou-lhe elementos que remetem para um quadro de “amor, etc”. Numa espécie de duplex, cujo andar superior é a cama onde a magia convida ao aconchego, o romantismo é o clima conquistado para estas quatro paredes.

Outro espaço onde a vanguarda volta a acontecer é o ambiente desenvolvido por Ana Vale e Bárbara Rangel, que alberga Harica. O travesti, que viaja pelo mar, é convidado a pernoitar numa cama suspensa, cujo colchão assenta num estrado montado com a solução Innovus Coloured MDF. Imediatamente ao lado, assiste-se ao design disruptivo de um roupeiro inspirado numa mala de viagem, articulável, gerando um bloco sóbrio, formado pela combinação de produtos Innovus Coloured MDF, em preto e cinza areia, com integração de aplicações Cobre Escovado.

Ginha Teixeira Pinto oferece ao público um espaço sóbrio e requintado, adaptado a Filomena Abecassis, que visita a Invicta na companhia dos seus dois galgos. Para o efeito, integra duas soluções distintas, Innovus Coloured MDF, em tom preto, e Poliface, criando um ambiente perfeito para envolver as camas de Filomena e dos seus pequenos cães. Também a cozinha foi criada com a solução Coloured MDF em preto, gerando um bloco que, quando vê as suas portas fechas, se assemelha a armário discreto e pragmático.

Finalmente, e numa perspetiva mais conceptual, num recanto exterior que se recata sobre o céu, Pedro Mourão inspira-se num Jesuíta na construção do seu espaço. Harmonizando a integração de Innovus HPL, em preto com Innovus Cobre Escovado, aplicados na estrutura de arrojada de uma cama e do móvel que a acompanha, o arquiteto vê este seu espaço inspirado por um conceito contracorrente.

SLEEP IN PORTO

Este evento é, de facto, uma oportunidade única para observar as múltiplas aplicações das soluções Innovus, tanto em ambientes como em mobiliário. Nada como uma visita aoForte de S. João Baptista, na Foz do Porto para acompanhar o trabalho dos arquitetos, designers e decoradores de interiores, sonhar com as vidas destas personagens, que poderiam ser reais e andar pela cidade do Porto, e deixar-se inspirar pelas gamas Innovus que a Sonae Arauco apresenta e mostra aqui em tantas alternativas e combinações.

A promotora do Sleep In, Dina Souto Rosa, afirma que Sleep In é uma “amostra de decoração e arquitetura de interiores que visa, sobretudo, alcançar investidores estrangeiros que procuram casa em Portugal, assim como, grupos hoteleiros que gostariam de operar em Portugal” e acrescenta que perante a “diversidade de procura, a oferta tem de ser diferenciada”. A promotora confirma o sucesso na edição anterior e não esconde os planos de levar o projeto a Paris.

 

Comments

comments