O Adeus de Sonia Rykiel

Sonia Rykiel no seu Atelier

Sonia Rykiel no seu Atelier

A conhecida designer de moda Sonia Rykiel nasceu em Paris em 1930, e sofria nos últimos anos de Parkinson, partiu hoje aos 86 anos de idade, deixando o Mundo da moda mais pobre!

Um dos nomes mais fortes da industria abriu o seu primeiro Atelier em 1968 e tornou-se famosa a trabalhar malhas e roupa confortável para a mulher. Tudo começou quando, grávida do primeiro filho, sem encontrar roupas que considerasse confortáveis, tricotou fatos justos. O sucesso foi de tal ordem que colocou alguns modelos à venda na loja que o marido, Sam Rykiel, então tinha. Foi o princípio de uma carreira que marcou a Historia de moda a nível internacional.

Era a mais velha de cinco irmãos, filha de mãe russa e pai romeno. Sonia Flis nasceu a 25 de maio de 1930 e cresceu, tranquila, no seio de uma família burguesa. Confessaria, anos depois, que a sua ambição era ter dez filhos. Adotou o Rykiel em 1956 após o casamento com Sam. A filha mais velha, Nathalie, nasce nesse ano. Jean-Philippe em 1961.

O marido era dono de uma prestigiada boutique, Laura, situada junto à porta de Orleães, na capital francesa, e, segundo o Le Monde, foi lá, em 1962, que uma jornalista da revista Elle a viu usar uma camisola justa de malha. Aos vestidos justos tricotados durante a gravidez, tinham sucedido os pullovers justos. Foi fotografada e a sua imagem apareceu na capa da revista. Chamou-lhe “poor boy sweater” (camisola de miúdo pobre). Em poucos meses, Sonia converte-se na rainha do tricot. Sem nunca ter realmente ter aprendido a tricotar, realça o jornal.

Estabeleceu-se no bairro de Saint-Germain-des-Prés, em 1968, já divorciada. Encarnava o espírito da Rive Gauche, assinala o jornal francês Le Monde.

As suas criações muito irreverentes para aquela época chamaram a atenção de mulheres fortes como Catherine Deneuve, Jacqueline Onassis ou Lauren Bacall. Em 1977 foi Sonia foi a primeira designer de moda a fazer uma coleção para a marca de venda por correspondência Les Trois Suisses.

A designer de moda Francesa Assinou ainda vários livros e fez figurinos para o teatro. Em 1993 foi distinguida com a Ordem Nacional de Mérito, Oficial das Artes e das Letras pelo Ministério da Cultura francês. Em 1996 recebeu a Ordem Nacional e Legião de Honra.

A Maison Sonia Rykiel é dirigida pela sua filha Nathalie Rykiel-Burstein.

Comments

comments